zygmunt-bauman11

Zygmunt Bauman

Zygmunt Bauman (Poznań, 19 de novembro de 1925) é um sociólogo polonês que vem nos ajudando a encarar e compreender a sociedade que nós mesmos criamos e, ironicamente, tem se tornado um ambiente onde cada vez menos conseguimos nos encaixar com naturalidade.

Segundo Bauman, cada vez mais a sociedade em geral, tem menos contatos entre os indivíduos e que duram menos. Uma das suas frases, em português se traduzem que “as relações escorrem pelo vão dos dedos”. Devido às relações líquidas descritas por Bauman em livros como Amor Líquido, em que as relações amorosas deixam de ter aspecto de união e passam a ser mero acúmulo de experiências, ou em Medo Líquido, onde a insegurança é parte estrutural da constituição do sujeito pós-moderno, o autor é descrito frequentemente como pessimista, mas sua intenção é seguir a contracorrente: se há cientistas, poetas e artistas espalhando diversas virtudes do capitalismo, por que não expôr exatamente o contrário, ou seja, sua face desumana?

Essa entrevista com Zygmunt Bauman sobre a Modernidade Líquida, nos ajuda a entender e buscar novos caminhos para essa sociedade, onde cidadãos se tornaram consumidores. É nessa sociedade que nossos filhos estão nascendo e sendo criados. Para educá-los, é fundamental encará-la e entendê-la a fundo.

Para quem quiser adentrar ainda mais na mente e na alma deste grande pensador e sociólogo, sugiro o documentário polonês Lawnswood Gardens, sobre a vida e obra de Zygmunt Bauman. O filme expõe relatos do autor sobre suas ideias de sociedade de consumo, amor e ética. Assista o trailer abaixo:

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on Twitter
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on Twitter
facebook-profile-picture

The author

Desde criança, sempre busquei a resposta para as seguintes perguntas: Quem eu sou? De onde eu vim? O que estou fazendo aqui? Pra onde eu vou? Essa busca acabou por se tornar prioritária em minha vida. Graças a todos que compartilharam e compartilham seus conhecimentos, tenho feito grandes transformações em minha vida. Assim, foi natural a decisão de compartilhar aqui as informações mais relevantes ao meu processo de evolução, inspirando cada vez mais pessoas a seguirem seus próprios corações.