martin-luther-king-jr

Martin Luther King Jr.

Logo depois, foi a vez do sonho de igualdade entre brancos e negros, protagonizado pelo pastor protestante, Martin Luther King Jr., ser interrompido de forma abrupta. Em 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar num ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano e dezesseis dias, Luther King, como um dos líderes do movimento, recebeu muitas ameaças de morte, foi preso e viu sua casa ser atacada com explosivos. King era adepto das ideias de desobediência civil preconizadas porGandhi e aplicava essas ideias nos protestos organizados. Logo, oFBI considerou-o um radical e fez dele objeto de investigação pelo resto de sua vida. Os agentes do FBI investigaram-no por possíveis ligações comunistas, gravaram seus telefonemas de alegadas relações extraconjugais e em uma ocasião, enviaram a King uma carta anônima ameaçando-o e sugerindo que ele cometesse suicídio. A carta foi remetida junto com copias de fitas gravadas de conversas telefônicas de King. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu famoso discurso I Have a Dream” (assista aqui), tornando-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos EstadosUnidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, o que lhe rendeu a proeza de ser a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz, em 1964. Quer dizer, o FBI perseguiu o mais jovem Prêmio Nobel da Paz da história da humanidade, durante toda a sua vida. Alguma dificuldade de enxergar como as coisas funcionam por aqui? Quatro anos depois foi assassinado com um tiro no peito, no Motel Lorraine, em Memphis, momentos antes de uma marcha. King, que vinha fazendo sérias críticas ao papel dos EUA na Guerra do Vietnã e uma forte campanha contra a desigualdade-social no país, sabia muito bem como o sistema onde estava inserido funcionava e o que lhe esperava. No entanto, como um bom cordeiro, teve a sabedoria e a coragem para transcender as questões terrestres, conforme deixa claro em um de seus últimos discursos:

Bem, eu não sei o que acontecerá agora. Temos dias difíceis pela frente. Mas isso não tem importância pra mim agora. Porque eu estive no topo da montanha. E eu não me importo. Como todo mundo, gostaria de viver uma vida longa. Longevidade tem o seu valor. Mas não estou preocupado com isso agora. Eu quero apenas fazer a vontade de Deus. E Ele me permitiu subir a montanha. E eu olhei adiante. E eu avistei a terra prometida. Eu posso não chegar lá com vocês. Mas eu quero que saibam essa noite, que nós, como pessoas, chegaremos à terra prometida. Então eu estou feliz essa noite. Eu não estou preocupado com nada. Eu não estou temendo nada. Eu não estou temendo nenhum homem. Meus olhos avistaram a glória da chegada do Senhor.

Observe a grandeza dos seres humanos que miram-se em grandes cordeiros e não em grandes lobos.

Em 2004, Jesse Jackson declarou: “O fato é que houve sabotadores para subverter a marcha. E em meio à nossa organização, encontramos uma pessoa-chave ligada ao governo. Então, houve sabotadores infiltrados, sabotadores externos e os ataques da imprensa…eu nunca acreditarei que James Earl Ray teria motivos, dinheiro e a mobilidade para fazê-lo sozinho. Nosso governo esteve totalmente envolvido na preparação do cenário pra isso ocorrer e, acredito eu, na rota de fuga do assassino.” Ainda segundo ele, que estava presente no dia fatídico, as últimas palavras de King antes de sua morte foram dirigidas ao músico Ben Branch, que tocaria naquela noite em um evento em que King estaria presente: “Ben, me garanta que vai tocar ‘Take My hand, Precious Lord’ no evento hoje à noite. Toque-a bem bonita.” (ouça aqui na voz de Elvis Presley)

Dois meses depois, Bobby Kennedy, tendo sido um dos primeiros procuradores a combater a máfia no país, teve o mesmo destino de seu irmão: dois tiros na cabeça. É, quando eu digo que os lobos americanos não são muito discretos, não é exagero. Vale lembrar que a atriz, cantora e modelo, Marilyn Monroe, que teve um caso com ambos os Kennedy citados aqui, foi encontrada morta por envenenamento em 1962. A real história por trás de sua morte nunca foi revelada. Ainda em 1968, coube a Bobby anunciar a uma multidão de negros em Indianápolis a morte de Martin Luther King Jr., Bobby recebeu um bilhete no palanque e, lá, anunciou da seguinte forma:

“Tenho uma péssima notícia para dar-lhes. Martin Luther King foi assassinado, assim como meu irmão. E, cabe a nós que ficamos, lutar pela causa pela qual eles sacrificaram suas vidas: a justiça e a igualdade entre os homens.”

Leia também sobre às consequências sofridas pelo líder africano, Nelson Mandela, por lutar pela igualdade entre seres humanos de cores de pele distintas.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on Twitter
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on Twitter
facebook-profile-picture

The author

Desde criança, sempre busquei a resposta para as seguintes perguntas: Quem eu sou? De onde eu vim? O que estou fazendo aqui? Pra onde eu vou? Essa busca acabou por se tornar prioritária em minha vida. Graças a todos que compartilharam e compartilham seus conhecimentos, tenho feito grandes transformações em minha vida. Assim, foi natural a decisão de compartilhar aqui as informações mais relevantes ao meu processo de evolução, inspirando cada vez mais pessoas a seguirem seus próprios corações.